Faça sua busca

BONDES TURÍSTICOS DE SANTOS

As Linhas Turísticas dos Bondes, em Santos, oferecem verdadeira viagem no tempo mostrando pontos de interesse histórico e cultural.
Inicialmente, eles saíam da Estação do Valongo, um prédio de 1867, da primeira ferrovia paulista. Atualmente eles saem do Museu Pelé.
São bondes elétricos dos séculos 19 e 20, percorrem 5 km no Centro Histórico em cerca de 40 minutos, em roteiro monitorado (provisoriamente roteiro reduzido em virtude de obras para veículos leves sobre trilhos).
Os bondes são originais, procedentes da Escócia, Portugal, Itália e Japão garantindo para Santos ter o 1º Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina.

BONDE ABERTO nº 32

Bonde Turístico 32, de Santos (SP). foto Prefeitura.Construído em 1911, o "bonde 32" é o mais antigo elétrico em circulação no país.
De procedência escocesa, tem anúncios por fora e estribo duplo que, no século passado, facilitava o acesso de mulheres com saia ou vestido.
Os nove bancos e as escadas são originais, e o banco do motorneiro, restaurado, é todo trabalhado.
O veículo tem capacidade para 45 passageiros e inaugurou a Linha Turística em Santos no ano 2000.

Na foto da Prefeitura: Bonde Turístico 32, de Santos (SP).

BONDE FECHADO nº 40

Bonde Turístico fechado 40, em Santos (SP). foto Prefeitura. De mecânica original escocesa, o bonde conhecido como 'camarão', de número 40, também de 1911, faz o mesmo roteiro do bonde "32".
Confeccionado em cabreúva, madeira em extinção, vidro martelado, e com a sua carroceria modernizada.
O nome 'camarão' decorre da carroceria fechada e da cor original, toda vermelha. Começou a circular na Linha Turística de Santos em 2002 e em 2017 adquiriu a cor verde atual.

Na foto da Prefeitura: Bonde Turístico fechado 40, em Santos (SP).

BONDE PORTUGUÊS nº 224

Bonde Português 224, em Santos (SP). foto Francisco Arrais. Construído no final dos anos 1920 em Portugal, o bonde "224" começou a circular no Centro Histórico de Santos em 2008.
Com interior original e lustres de época, acomodando 23 passageiros, ele passou a circular como Bonde Pelé em junho de 2014, marcando a inauguração do Museu Pelé, e um ano depois foi grafitado artisticamente.
No momento passa por reparos, mas está em exposição na garagem dos bondes, a qual pode ser visitada gratuitamente nos feriados e fins de semana, mediante senha de controle.

Na foto de Francisco Arrais: Bonde Português 224, em Santos (SP).

BONDE ARTE

Bonde Arte, em Santos (SP).  foto Raimundo Rosa.Doado em 2009 pela Prefeitura de Turim (Itália) o Bonde Arte, com 36 lugares é o maior dos que circulam em Santos.
Decoração interna nos remete acerca dos anos 40, tem cozinha com micro-ondas, forno elétrico, ar-condicionado, banheiro e acessibilidade.

Na foto de Raimundo Rosa: Bonde Arte, em Santos (SP).

BONDE JAPONÊS

Bonde Japonês. Foto Rogério Bonfim.Este foi construído em 1953 e circulou na cidade de Nagasaki por 60 anos, sendo doado para Santos em 2016, recebendo o prefixo "206".
Após três anos de restauro e adaptações, o bonde foi inaugurado em Santos, tendo passado a oferecer aos seus passageiros degustação de café tipo exportação, com grãos selecionados pelo Museu do Café.
Conheça e aproveite os Bondes Turísticos de Santos.

Na foto de Rogério Bonfim: Bonde Japonês.

OUTROS BONDES

Os Bondes Turísticos de Santos, além dos acima citados, ainda têm o Bonde Café, o Bonde Amigo dos Animais, o Reboque Grande e o Reboque Pequeno.
Os condutores vestem réplicas do uniforme original da época, e Viviane Aparecida Firmino dirige com perfeição os roteiros tornando-os importantes atrativos daquela cidade praiana.
O carinho da Secretaria de Turismo de Santos é algo de merecer elogios.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – junho/2025)

Jarbas Favoretto, MTb 32.511